Incontinência fecal – opções de tratamento

A incontinência fecal é ainda um assunto que a maioria dos pacientes não aborda nem com o médico em consultório. A maioria dos casos é descoberta pelo profissional de saúde só com perguntas específicas sobre a função da evacuação e da micção (urinar).

Uma boa noticia é que muitos casos tem tratamento, graças ao auxílio de novas técnicas cirúrgicas e de novas tecnologias.

Preenchimento com “bulking agent”

Um “bulking agent” ou agente de preenchimento é uma substancia química que é injetada nos tecidos do canal anal , modificando a geometria do canal e melhorando aquela que nós coloproctologistas chamamos de “incontinência fecal passiva” ou seja o vazamento de liquido fecal involuntário que acontece a repouso ou durante a noite que tecnicamente é chamado de “soiling” ou em português de “vazamento fecal”.

A cirurgia é mini invasiva, pode ser feita em alguns casos até em anestesia local em pacientes selecionados, e é muito indicada em idosos e pacientes mais jovens com assimetria do canal anal devida a cicatrizes,parto,traumas etc.Tem poucas complicações e é muito indicada como complementação após fisioterapia dos músculos do assoalho pélvico.

Tem indicações precisas e o material utilizado é variável , adaptado para cada caso, e o cirurgião tem que ter experiência no método e na seleção dos pacientes que podem se beneficiar.Normalmente o material é liberado pelo convênios médicos com indicação específica.

Para saber mais

Neuromodulação Sacral

A neuromodulação sacral é um tratamento cirúrgico para a incontinência fecal que envolve o uso de um pacemaker (estimulador) que através de uns eletrodos implantados nos nervos que saem do osso sacro ajuda estes últimos nervos da pelve a funcionar melhor e “modula” a função da evacuação e da micção (urinar).

É uma técnica muito avançada e com indicações MUITO especificas. É indicada para incontinência anal causada por problemas nos nervos e em alguns casos de incontinência causada por lesões dos músculos esfíncteres do ânus.

Se realiza de maneira mini invasiva e se realiza um test (PNE TEST), para ver se o paciente responde bem ao tratamento, antes do implante definitivo.

A minha equipe tem profundo conhecimento da técnica, com experiência de mais de 15 anos.

Para saber mais

Video