Ícone do site Dr. Umberto Morelli – Clínica de Proctologia

Manometria anorretal

O Dr. Umberto Morelli realiza este exame no Hospital Samaritano de São Paulo.

Agende agora seu exame

 

O que é a manometria anorretal?
A manometria anorretal é um teste realizado para avaliar pacientes com constipação,
incontinência fecal e outros distúrbios dos órgãos do assoalho pélvico. Este teste mede as pressões geradas pelos músculos do esfíncter anal, a sensação no reto, e os reflexos neurais que são necessários para os movimentos normais do intestino.

Como é feito o exame?
Você será solicitado para se trocar e por uma camisola fornecida pelo hospital. O médico irá explicar o processo para você, fará perguntas e colherá uma breve história clínica e  responderá á suas dúvidas.

O teste leva aproximadamente 15 minutos. Você vai deitar então sobre seu lado esquerdo. Um pequeno tubo flexível, do tamanho de um termômetro, com um balão na extremidade é inserido no ânus. O cateter é ligado a um aparelho que mede a pressão. Durante o exame, o pequeno balão ligado ao cateter pode ser insuflado no reto para avaliar os reflexos. O médico pode lhe pedir de segurar, relaxar e fazer força em vários momentos. As pressões  do músculo esfíncter anal são medidas durante cada uma dessas manobras. Para apertar, você vai realizar um movimento com os músculos do esfíncter como se estivesse tentando evitar que ar ou fezes saiam pelo ânus.

Para o estudo das pressões de evacuação, você vai fazer força como se estivesse tentando ter uma evacuação normal no banheiro. Um outro teste adicional pode ser realizado, a medição do tempo que leva para expulsar um pequeno balão do reto.Para este procedimento, um pequeno balão é inserido no reto e, em seguida, insuflado com água morna ou ar. O paciente tenta defecar (expulsar) o pequeno balão do reto.
A quantidade de tempo que leva para expelir o balão é gravado. Tempo prolongado de expulsão do balão sugere uma disfunção dos músculos na área do anorreto. Após esta manobra, os reflexos e a sensibilidade do reto serão testados, através a insuflação progressiva do balão na ponta do cateter. Depois do exame, você pode dirigir-se para casa e realizar suas atividades normalmente.

Qual são as informações que o médico obtém com a manometria anorretal?
A porção anatômica do ânus e do reto no seu conjunto contém músculos especializados que são úteis para regular a adequada passagem das fezes. Normalmente, quando as fezes entram no reto, o músculo do esfíncter anal aperta para prevenir a passagem de fezes num momento inconveniente. Se este músculo está fraco ou não se contrai no tempo certo, pode ocorrer a perda de fezes ou ar (incontinência fecal).
Normalmente, quando uma pessoa faz força para evacuar, os músculos do esfíncter anal relaxam. Isso fará com que as pressões que eles fazem para vedar o ânus diminuam,permitindo a evacuação das fezes. Se os músculos do esfíncter não se relaxam adequadamente, isso poderia contribuir para a constipação, causando um empecilho á saída de fezes e dando uma sensação de obstáculo no canal anal. A manometria anorretal informa o médico se os músculos são fortes ou fracos e se eles se movimentam adequadamente, para ele planejar um tratamento adequado em caso de constipação ou incontinência fecal.

 

Riscos da manometria anorretal

A manometria anorretal é um procedimento de baixo risco,seguro e não causa dor.
As complicações são muito raras, a perfuração do reto ou sangramento podem ocorrer, mas é muito raro. A falha do equipamento é uma possibilidade remota. Se você é alérgico ao látex, você deve informar a enfermagem e o médico antes do teste para que um balão sem látex seja utilizado.

Sair da versão mobile