Ícone do site Dr. Umberto Morelli – Clínica de Proctologia

Cirurgia para hemorroidas – Perguntas e Respostas

Cirurgia para o tratamento das hemorroidas sempre gera muita dúvidas nos meus pacientes.Aqui tento responder de maneira simples á maioria das perguntas que muitos de vocês me fazem em consultório.

P: Tem várias técnicas para operar hemorroidas?

Sim , tem várias técnicas para resolver o problema da doença hemorroidária em dia de hoje. Cada técnica cirúrgica é ideal para cada paciente, cirurgia é sempre personalizada.

P:Qual é a técnica melhor?

A técnica melhor é aquela que tem menos complicações e menos recidivas (ou seja tem menos chances de você voltar a ter sintomas).

Pela literatura cientifica, ainda a técnica melhor é a hemorroidectomia tradicional ou “com corte”, que garante os melhores resultados a distancia com menos recidivas e menos complicações gerais. Tem outras técnicas como o THD ,PPH ou Rafaelo/Hemorbye (“sem corte”) que tem indicações específicas, mas resultados a distância inferiores á técnica “com corte”.Cada técnica tem suas indicações, vantagens e desvantagens. Não existe ainda uma técnica “melhor do mundo”. Cada paciente é um caso único e o cirurgião coloproctologista tem que adaptar a técnica para o seu paciente específico.

P: Vou sentir dor no pós-operatório?

Sim, vai sentir um pouco de dor. Também nas técnicas menos invasivas como a THD o paciente na maior parte dos casos relata desconforto que dura uns 7-10 dias. A quantidade de dor que o paciente sente depende muito da sua sensibilidade a dor, da técnica utilizada, do grau de doença anterior. Todos os pacientes vão tomar remédios para combater a dor e ficar tranquilos no período pós-operatório.

P: Quando precisa operar as hemorroidas?

A doença hemorroidária é benigna e não causa morte ou “câncer”. Quando as suas hemorroidas começam a ter um impacto no seu dia a dia, nas suas atividades e escolhas alimentares (consumo moderado de álcool, comida com especiarias), quando “está enchendo a paciência”,quando os sintomas são frequentes, é a hora de operar.

Conselho: não fuja de seu coloproctologista: quando menor o grau das suas hemorroidas, meno invasiva será a cirurgia, melhor o resultado, menor a dor e o desconforto da cirurgia e mais rápidas a recuperação.

Pagina inicial

Cirurgia para hemorroidas – Perguntas e Respostas

Sair da versão mobile