Por que não se deve usar papel higiênico durante o tratamento de hemorroidas?

Aqui um outro artigo fruto da colaboração com o portal www.cuidadospelavida.com.br sobre doença hemorroidária.

Aqui a materia original.

O tratamento das hemorroidas exige alguns cuidados, pois o problema acomete uma área sensível e costuma gerar desconforto. Como as hemorroidas são vasos dilatados e deformados específicos da região anal, usar papel higiênico pode piorar o quadro, aumentar o incômodo e, consequentemente, atrapalhar o tratamento dos pacientes que já o iniciaram. 

Efeito do uso de papel higiênico em pacientes com hemorroidas


“O papel higiênico, por mais que seja da melhor qualidade, tende a irritar a pele ao redor do ânus por meio do movimento de esfregamento realizado na higiene local. Este movimento, associado à mínima asperidade do papel, piora os sintomas de ardência e pode causar sangramento em uma pessoa que está com a doença hemorroidária ativa”, explica o coloproctologista Umberto Morelli.

Segundo o especialista, o ideal é sempre higienizar o local após usar o banheiro apenas com água e sabonete neutro. “Em substituição ao papel higiênico, podem ser utilizados os lenços umedecidos infantis. Porém, reforço que sempre que for possível higienizar o local com água e sabão, isso deve ser feito”, afirma o médico.

Cuidados e medidas do tratamento contra as hemorroidas


Além deste cuidado, é importante adotar outras medidas no dia a dia que sejam benéficas ao tratando das hemorroidas. Usar produtos locais segundo indicação médica, zerar o consumo de álcool e alimentos/molhos picantes e manter as fezes pastosas aumentando a ingestão de água e de fibras (frutas e verduras) são alguns exemplos importantes nesse sentido.

“Caso os sintomas sejam recorrentes, a solução indicada pode ser a cirurgia. Consulte sempre o médico antes de iniciar qualquer tratamento e para confirmar o diagnóstico”, orienta Morelli. Há ainda o tratamento medicamentoso, que promove a melhora da circulação sanguínea no corpo, evitando o acúmulo que normalmente leva às varizes (lembrando que as hemorroidas nada mais são do que varizes na região anal).