Ícone do site Dr. Umberto Morelli – Clínica de Proctologia

Quais medidas podem ajudar no tratamento de hemorroidas?

Esse artigo é fruto da colaboração do portal www.cuidadospelavida.com.br comigo.Já foram publicados vários artigos, que irei publicar nas próximas semanas.

Pode consultar a matéria também clicando neste link .

As hemorroidas, segundo o Ministério da Saúde, são veias inflamadas ou dilatadas que se localizam ao redor do reto e do ânus, provocando dor, coceira e sangramento, principalmente durante e depois da evacuação. A alimentação errada é, muitas vezes, umas de suas causas. Mas, feita corretamente, ela pode ajudar. O coloproctologista Umberto Morelli explica quais medidas são importantes para o tratamento de hemorroidas

Fibras ajudam a melhorar consistência das fezes

Uma dieta rica em fibras é uma poderosa aliada no tratamento das hemorroidas. “As fezes ressecadas e o esforço na evacuação de fezes muito afiladas e secas são as principais causas da doença. Em caso de desconforto anal, em particular na evacuação, é importante aumentar a hidratação e a quantidade de fibras da dieta”, alerta o médico.

 De acordo com o profissional, manter uma dieta rica em fibras, com destaque para frutas, verduras e legumes, permite regular o funcionamento do nosso intestino. “E em alguns casos, deve-se recorrer ao uso de integradores alimentares para melhorar a qualidade das fezes, que devem sempre ser pastosas”, completa o especialista. 

Vale lembrar também que o consumo de comida picante e bebidas alcoólicas deve ser evitado durante o tratamento de hemorroidas. Doutor Morelli recomenda ainda prestar atenção em pratos com muitos temperos e no excesso de carboidratos e carnes vermelhas, alimentos que dificultam a evacuação. 

Evite o uso do papel higiênico durante o tratamento de hemorroidas


Além dos cuidados com a alimentação, existem outras medidas importantes para o tratamento de hemorroidas, como o uso de pomadas indicadas pelo médico e a higiene perianal. “É melhor evitar o papel higiênico após a evacuação, pois pode causar irritação e traumatismo local, piorando os sintomas. Higienizar-se com água e sabão neutro quando for possível e, fora de casa, usar lenços umedecidos (aqueles infantis são adequados)”, aconselha o coloproctologista.

voltar para a pagina principal

Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas

Sair da versão mobile