Site icon Dr. Umberto Morelli – Clínica de Proctologia

Intestino Irritável e Lactose Oculto

Muitos pacientes que tem a Síndrome do Intestino Irritável tem também associada uma intolerância (leve ou mais severa) á lactose. Tem uma porcentagem não pequena de pacientes, que apesar da dieta especifica(FODMAP) e dos medicamentos, não consegue melhorar.

Qual é a causa?

Pode ser o LACTOSE OCULTO, ou seja o lactose que não é expressamente declarado na etiqueta dos alimentos, mas é presente e muitas vezes consumido diariamente , sem a percepção clara do paciente.

Aqui uma lista de alimentos onde pode ser esconder lactose não declarado na etiqueta:

1. Pães brancos e pães integrais

Tanto os pães brancos quanto os integrais podem possuir leite desnatado, manteiga ou creme de leite escondidos entre os seus ingredientes.

Se você compra esses alimentos em uma padaria pode encontrar com um problema ainda maior, pois, muitas vezes, esses estabelecimentos não disponibilizam a lista de ingredientes de cada produto.

Caso você possua um alto nível de intolerância à lactose, o ideal é comprar pães industrializados e verificar atentamente o rótulo de cada produto antes de colocar no carrinho.

2. Biscoitos

Os biscoitos caseiros geralmente são produzidos com manteiga, leite desnatado ou leite em pó. Entre os industrializados existem opções orgânicas, ou seja, sem glúten ou sem lactose.

Você também pode optar por biscoitos de banana, batata-doce ou rapadura, produtos que raramente têm lactose.

3. Carnes processadas

As carnes processadas e as carnes congeladas também estão entre os produtos que possuem lactose.

A manteiga, o leite em pós e o soro do leite são frequentemente adicionados ao preparo de presuntos, apresuntados, linguiças e salames.

4. Granola

A granola é um alimento muito consumido pelos brasileiros. Normalmente ela é preparada com uma mistura de grãos crus, frutas secas, nozes e sementes.

Você sabia que esse alimento pode possuir produtos lácteos escondidos entre os seus ingredientes? Então, fique atento(a)!

5. Barrinhas de cereais

A manteiga, o leite em pó e o soro do leite estão entre os ingredientes das barrinhas de cereais. Cereais para o café da manhã também possuem lácteos, mesmo os chamados “cereais naturais”.

Normalmente, esses produtos têm leite em pó desnatado, manteiga ou soro do leite e, as vezes, os três ingredientes ao mesmo tempo. Mas, nesse caso específico, é fácil identificar no rótulo quais alergênicos estão presentes. Fica uma dica: não deixe de verificar o rótulo dos alimentos que consome!

6. Queijo de soja

Isso pode ser surpreendente, mas o queijo de soja possui certa quantidade de lactose. Muitos produtores usam caseína – uma proteína presente no leite – para produzir a iguaria. Se você quer garantir que o seu queijo não contenha lácteos, compre produtos com zero lactose.

7. Atum em conserva

O atum em lata, a sardinha e outros frutos do mar em conserva possuem lactose. O derivado do leite encontrado na latinha está na forma de caseinato hidrolisado, um derivado da proteína caseína.

8. Batatinhas instantâneas

Você já se perguntou por que as batatinhas instantâneas são tão lisinhas e cremosas? Muitos desses petiscos contêm leite, creme de leite e outros derivados do leite e por isso são tão crocantes.

9. Molho para salada

O molho para salada pode conter manteiga, queijo, leite em pó e outros produtos lácteos. São esses ingredientes que oferecem espessura e cremosidade ao tempero. No entanto, existem opções à base de vinagre ou de azeite que não possuem derivados do leite. A opção sem lactose é mais translúcida e menos cremosa, mas não perde nada em temos de sabor.

10. Temperos

Se você adora adicionar especiarias a sua refeição favorita, é prudente prestar atenção quando estiver repondo o seu estoque. Muitos temperos possuem em sua mistura alguns produtos lácteos como leite em pó e creme de leite.

Referências:

https://www.thespruce.com/foods-that-contain-hidden-dairy-products-1000953

https://www.livestrong.com/article/449268-medications-that-contain-lactose/

http://www.alimentoszero.com.br/intolerancia-a-lactose-atingi-37-milhoes-de-brasileiros/http://www.drarenatadgleal.com.br/2012/09/intolerancia-lactose.html

Retornar á pagina principal

Sair da versão mobile