crop tourist near binoculars and river during trip

Anuscopia de Alta Resolução

A Anuscopia de Alta Resolução ou Colposcopia Anal, é um exame que serve para o diagnostico avançado de possível neoplasia anal causada pelo HPV.

È um exame delicado, realizado com o auxílio de um colposcopio, que serve a magnificar a imagem e ver detalhes na mucosa que não podem ser visualizados com a anuscopia convencional.

Para quem está indicado este exame: todos os pacientes adultos, de ambos os sexos, que já tenham sido diagnosticados e tratados com lesões por HPV na região anorretal, são candidatos ao rastreamento periódico por este método. Para as mulheres que já tenham recebido tratamento para lesões por HPV genital (uterino, vaginal ou vulvar) sabe-se da importância da avaliação concomitante da região anorretal, que neste caso faz parte da investigação do Coloproctologista. Então, cabe ressaltar a importância de informar na consulta coloproctológica caso já tenha tratado este tipo de problema. Outros indivíduos estão naturalmente mais expostos a esta condição (HPV), como é o caso de pacientes HIV positivos, transplantados, com problemas da imunidade devido a doenças crônicas ou medicamentos, bem como homens e mulheres que praticam o sexo anal, sendo fortes candidatos a este tipo de avaliação, ainda que não apresentem sintomas.

Não necessita de preparo especial, mas é importante não realizar manipulações do ânus antes do exame e evitar o uso de cremes no dia do exame.

Durante o exame são prelevadas com uma escova alguma células do canal anal que são enviadas para exame anatomopatológico. Durante o exames pode ser realizada a cauterização de algumas lesões suspeitas.

Realizamos este exame na nossa clínica, para maiores informações entre em contato.