Ícone do site Dr. Umberto Morelli – Clínica de Proctologia

Hemorroidas: Quais alimentos ricos em fibras podem auxiliar no tratamento?

Esse testo pode ser acessado aqui na sua versão original. 

È fruto da colaboração do Dr.Umberto com o portal Cuidados Pela Vida (https://cuidadospelavida.com.br/ )

Boa leitura!

As hemorroidas surgem quando as veias localizadas ao redor do ânus ou do reto ficam dilatadas, inchadas e doloridas. Elas podem ser externas ou internas e podem provocar ardência e sangramento. Segundo o Ministério da Saúde, uma das causas para o problema é uma alimentação pobre em fibras. Será que, então, os alimentos ricos nesse nutriente podem auxiliar o tratamento? Descubra!

Fibras favorecem a saúde do intestino

As fibras são compostos encontrados em frutas, grãos, verduras e legumes. “Elas auxiliam na saúde intestinal, melhorando a formação do bolo fecal e melhorando sua qualidade, permitindo uma evacuação sem traumatismos. As frutas mais indicadas são mamão, uva, abacaxi, melão, melancia, kiwi, caqui, laranja e mexerica com bagaço. Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli.

O médico esclarece ainda que alguns alimentos podem piorar o quadro e devem ser evitados pelos pacientes. “Tudo aquilo que irrita o intestino acaba irritando o canal anal e, como consequência, também as hemorroidas. Comida apimentada ou condimentada pode irritar não só o estômago, mas também o canal anal e o plexo hemorroidário. Quem sofre de doença hemorroidária deveria evitar estes tipos de alimentos”, alerta Dr. Morelli.

Como é feito o tratamento para hemorroidas?

A condição se caracteriza pelo mau funcionamento no processo de drenagem do sangue: há um aumento da pressão e do fluxo sanguíneo e as veias perdem sua capacidade de fixação no canal, formando as hemorroidas. Entre as principais causas da condição estão o esforço repetido para evacuar, intestino preso e fezes endurecidas.

Portanto, em primeiro lugar, o tratamento visa eliminar as causas potenciais de dor, de inflamação e das crises hemorroidárias, como a constipação ou prisão de ventre, o abuso de álcool e o excessivo esforço evacuatório. O combate à doença inclui também os tratamentos medicamentosos, como o uso de pomadas, supositórios e comprimidos, nos casos de menor gravidade, e intervenções cirúrgicas, nos casos avançados.

Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas

Sair da versão mobile