Curriculum vitae

Curriculum Vitae

Artigos e Publicações Científicas

Curriculo Lattes

Resumo do Curriculum Vitae

Formação profissional internacional realizada entre Itália, França, Inglaterra e Brasil.

CRM/SP 159325, RQE 41887

Médico italiano, formado na Itália na Universitá Cattolica del Sacro Cuore di Roma (Italia), especialista em Cirurgia Geral (6 anos de residência) pela Universitá de Perugia (Itália). Diploma Universitário em Cirurgia Laparoscopica pelo IRCAD de Strasbourg (França) onde foi residente no Hôpital Universitaire de Hautepierre. Ex Clinical Fellow in General e Colorectal Surgery no Royal London Hospital de Londres (UK), ex Chef de Clinique-Assistant Spécialiste no Hospital Luis Pasteur de Colmar (França), antes de se mudar para São Paulo em 2012.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia -Titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP)- AMB (Associação Médica Brasileira).

Mestre e Doutor em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP.

Membro Associado Efetivo do GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil).

Experiência in Cirurgia Colorretal e Proctológica, particularmente em Patologia Funcional (Incontinência fecal e constipação) e Doenças Inflamatórias. Experto (mais de quinze anos de experiência) em Ultrassonografia Endoanal, Endoretal e Transperineal ,Manometria anorretal e Anuscopia de Alta Resolução. Experiência em Colonoscopia e Retossigmoidoscopia flexível. Tem experiência extensa  pratica e ensino em Inglaterra, EEUU e em vários lugares do mundo em Ultrassonografia Point-of-Care.

Ex “Clinical Fellow in General  and Colorectal Surgery” – Royal London Hospital em Londres, Reino Unido – Unidade Acadêmica Cirúrgica – Serviço de Cirurgia Colorretal (Chefe de Serviço: Professor Norman S. Williams; Chefe do Serviço de Laparoscopia Colorretal: Dr.Shafi Ahmed-Dr. Sanjaya Wijeyekoon-Prof. Charles Knowles) (2010/2011)

Ex Chef de Clinique-Assistant Specialiste Hospitalier no Hôpital Civil de Colmar, França (2011/2012)

Na midia

O Dr Umberto Morelli já foi convidado por vária emissoras de rádio e TV , italianas e brasileiras.

A sua trajetória de vida e profissional foi assunto de um capitulo de livro em 2009, “La fuga dei talenti” ( A fuga dos talentos em português), sobre a emigração de talentos profissionais da Itália no mundo.

Aqui o livro


Clique aqui para escutar a entrevista que o Dr. Umberto deu para a Radio24, rádio do maior quotidiano econômico da Itália, “Il Sole 24 Ore”.


Deu entrevista sobre diverticulose para o website do Hospital Samaritano de São Paulo, onde atua como coordenador do Serviço de Fisiologia Anorretal.

Aqui o texto


Apareceu também na Rede Globo em dezembro 2017 , no conhecido programa “Conversa com Bial”, onde com bom humor participou como experto coloproctologista á resolução de um mistério sobre a capa do álbum do musico Tom Zé.

Assista ao vídeo


Em junho 2019, participou do Podcast MackCiência,da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  onde conversou sobre prevenção do Câncer Colorretal.

Escute o podcast aqui


CV detalhado

Graduação:

Graduação em Medicina pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore ( Universidade Católica do Sagrado Coração) de Roma/Hospital Agostino Gemelli – Roma, Itália (out/1996 – out/2002)

Diploma de Doutor em Medicina e Cirurgia em Roma, Itália em 28/10/2002 com nota 110/110 summa cum laude (Tese: “Neuromodulação Sacral na Incontinência Fecal e na Constipação Crônica”).

Residência Médica:

Residência Médica e titulo de Especialista em Cirurgia Geral (6 anos de curso de especialização) na Universidade de Perugia, Itália (setembro/2003 a outubro/2009)  – Diploma de Especialização em Cirurgia Geral em Perugia, Itália com nota 50/50 summa cum laude em novembro/2009 (Tese: “Recidiva Local do Câncer de Reto”)

Médico residente estagiário em cirurgia no Serviço de Cirurgia Digestiva no Hospital Hautepierre/Centro Hospitalar Universitário em Strasbourg – França (Prof. C. Meyer, Prof. Rohr e Prof. C. Brigand),2007/2008

Médico residente estagiário em cirurgia na Unidade de Cirurgia Colorretal no Hospital das Clínicas da UNICAMP em Campinas – SP, Brasil (Chefe de Serviço: Professor Claudio Saddy Rodrigues Coy)2008/2009

Titulo de Especialista em Coloproctologia pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (2013)  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Membro efetivo do GEDIIB (Grupo de Estudo de Doenças Inflamatórias Crônicas do Brasil)

Diplomas Universitários:

  • Doutorado em Ciências da Cirurgia – UNICAMP – Campinas. Tese: “Correlação Entre Alterações Anatômicas Do Aparelho Esfincteriano Na Ultrassonografia Endoanal Tridimensional E Incontinência Fecal Em Pacientes Com Doença De Crohn Perianal”
  • Mestrado em Ciências da Cirurgia – UNICAMP – Campinas. Tese: “Correlação Entre Avaliação Clínica Funcional Da Função Esfincteriana E Achados Da Ultrassonografia Endoanal Em Pacientes Com Doença De Crohn Perineal”
  • Pós Graduação – Diploma Universitário em Cirurgia Laparoscópica em novembro/2007 pelo Instituto Europeu de Telecirurgia/IRCAD – Universidade Louis Pasteur, Strasbourg – França
  • Pós Graduação-Diploma de Aperfeiçoamento Universitário em Urgências Pediátricas – de novembro/2002 a novembro/2003 – Universidade Católica do Sagrado Coração de Roma/Hospital Agostino Gemelli – Roma, Itália

Atuação

O Dr. Umberto Morelli atua como cirurgião coloproctologista nos maiores hospitais da Capital, e faz parte do corpo clínico de renomados hospitais ( Hospital Samaritano Higienópolis, Hospital Santa Catarina, Hospital Leforte, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Moriah entre outros).